O que é
Quem somos enquanto comemos?
Nem toda a gente enfrenta um distúrbio alimentar, mas todos mantemos uma complexa relação com a comida que, por vezes, não é saudável nem prazerosa.
É nesta perspetiva que um Coach em Psicologia Alimentar se enfoca: compreender a razão da insatisfação em relação ao corpo e à alimentação. Este processo tem como objetivo eliminar ciclos de aumento e perda de peso, com toda a carga emocional negativa associada.
O Coaching em Psicologia Alimentar (CPA) é um método inovador, desenvolvido pelo Institute for the Psychology of Eating (IPE), no Colorado, nos EUA, o qual aborda questões de peso, compulsão alimentar, desafios de imagem corporal e vários problemas de saúde relacionados com a alimentação.
Como Coach em Psicologia Alimentar, Magda Gonçalves analisa as ligações entre a mente, o corpo, a alimentação e a forma como os aspetos sociais, emocionais, culturais e espirituais da vida influenciam o metabolismo.
Esta análise é desenvolvida mantendo uma perspetiva positiva e enriquecedora entre o Coach e o cliente, sendo os desafios percecionados como oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Ao explorar detalhadamente as dimensões pessoais da vida de cada um, Magda Gonçalves cria estratégias e princípios apelativos, viáveis e sustentáveis, através de uma metodologia única, tendo sempre em vista a produção de resultados e o sucesso continuado.
A minha abordagem
"O que me leva a comer da forma que como?"
É uma das perguntas que ajudo os meus clientes a responder. Muitas vezes escolhemos alimentarmo-nos de uma forma com a qual não estamos confortáveis e sem saber bem porquê.
O meu objetivo principal é ajudar os meus clientes a criar uma relação saudável, tranquila e prazerosa com a sua alimentação.
Há demasiado tempo que somos inundados de mensagens negativas acerca da comida, peso e dieta, sendo transmitidas recorrentemente noções de fraqueza, falta de força de vontade ou pouco autocontrolo se os resultados não forem alcançados.
O problema relacionado com o controlo de peso é complexo e profundo e, naturalmente, envolve diferentes questões para cada pessoa.
É fundamental reconhecer que os nossos desafios com a comida, peso, imagem corporal e saúde estão ligados às preocupações do quotidiano, como questões financeiras, profissionais, familiares e sentimentais, bem como às nossas esperanças, sonhos e receios.